Projetos

Existem muitas equipas de desenvolvimento de software que estão, em permanência, num processo de deteção de defeitos (Controlo de Qualidade) em detrimento de um processo de prevenção de defeitos (Garantia de Qualidade). Se a atividade de teste apenas ocorrer no final do projeto (Controlo de Qualidade) está-se a subaproveitar uma parte importante das suas mais-valias. A atividade de teste deve ocorrer desde o dia 1 do projeto e acompanhá-lo até à entrada em produção.

Sem uma abordagem de Garantia de Qualidade torna-se muito complicado manter o projeto dentro do triângulo "âmbito-prazo-custo". A WinTrust existe para ajudar nesse propósito, sendo o seu envolvimento na Engenharia Informática equivalente aos projetos de Engenharia Civil: uma entidade faz o projeto (equipa de desenvolvimento) e outra entidade garante a qualidade do produto (a WinTrust).

Fomos inovadores ao trazer este conceito para Portugal e, à medida que a Engenharia Informática for ganhando mais maturidade, será crescentemente adotado, conforme se pode constatar no estudo efetuado pela IDC, a pedido da PSTQB (Associação Portuguesa de Testes de Software), onde estabelece este modelo como tendência clara nos serviços de teste.

Se planeia iniciar um projeto de desenvolvimento, não deixe de contactar-nos. Podemos apoiá-lo a reduzir o risco não só através do nosso papel de mediação como também pela incorporação desta nova tendência no seu modelo de contratação.

Para mais informações, efetue o download deste documento.

 

Com o apoio: